Parecer Favoravel do Mec



O MEC já reconhece a teologia como curso superior, o que falta porem, é uma tarefa difícil, que é estabelecer parâmetros para reconhecer as Faculdades, já que cada religião pode ter seu curso superior de teologia montado de acordo com sua necessidade.
Cada religião ou cada denominação, e nos sabemos disso, possui modos distintos de escolherem seus ingressantes, impõe disciplinas e carga horárias diferentes e ensinam conceitos muitas vezes contrários de um para outra, daí a dificuldade.
Possivelmente, tais parâmetros basear-se-ão em cima de carga horária, algumas matérias obrigatórias e um vestibular obrigatório, isso quando o Curso é presencial.
Não existe uma previsão para estes reconhecimentos por parte do governo.

O ITS – Instituto Teológico Shammah, já reconhece as leis com as qual recebe sua autorização e auto-regulamentação como curso livre, junto ao Conselho Nacional de Educação, para posteriormente conquistar o reconhecimento, processo que dependerá da regulamentação do governo para Cursos de Teologia a Distância via Internet, via correios e NETD. (Clique e Veja em Curso Ciências da Religião Todo o Processo de Aprovação).
O MEC possui em si o SEEC - Secretária da Educação a Distância. Cursos a Distância são reconhecidos pelo MEC, como Cursos Livres, e é assim que são catalogados em geral.
Existem algumas diferenças básicas entre educação presencial e educação a distância, e assim como o MEC possui os regulamentos que padronizam um curso presencial para ser reconhecido, o SEEC possui os seus próprios para avaliar a qualidade de um curso a distância e reconhece-lo.
O reconhecimento de um curso presencial ou a distância possuem a mesma qualidade, mas as normas que estabelecem suas qualidades em parte são distintas.

Por outro lado o reconhecimento do ITS – Instituto Teológico Shammah por parte das denominações torna-se um tanto complicado, desde que as Assembléias de Deus, por exemplo, desejam que se estude a teologia da Assembléia de Deus, os Batistas desejam que o aluno tenha estudado a teologia batista, os alunos de igrejas reformadas, terão que estudar a teologia reformada, e assim por diante, por essa razão nossa solicitação em relação a esse impasse é que cada aluno tenha os estudos de Teologia inter-denominacionais oferecidos pelo ITS – Instituto Teológico Shammah e complemente depois com as doutrinas próprias de cada denominação. O problema fundamental nisto é que muitas das organizações religiosas confundem teologia com doutrina. Estudos doutrinários são uma coisa completamente diferente de estudos teológicos. Mas no geral os estudos oferecidos pelo ITS – Instituto Teológico Shammah são bem aceitos pela grande maioria das organizações no Brasil e no exterior. Tendo o reconhecimento oficial da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus) AETAL (Associação Teológica Latino-americana) CGB (Convenção Batista) entre outros

Abaixo expomos alguns documentos do MEC com relação a teologia.

 

 

x